As nossas professoras, Eduarda Santana e Felicidade Santos, continuaram a fazer o relato da sua experiência formativa nos Alpes austríacos. Eis o seu segundo dia:
"No nosso segundo dia, continuamos o desenvolvimento dos nossos trabalhos, usando os materiais oferecidos pela natureza. Cada um dos formandos, a partir da matéria prima (madeira), expressou-se livremente. Uns utilizaram troncos e começaram a criar as suas próprias esculturas, seguindo uma técnica elaborada. Outros, a partir de tábuas de madeira, iniciaram a Xilogravura. Esta é uma técnica de impressão natural para reproduzir ideias.
A técnica da xilogravura consiste em utilizar, neste caso, a madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que se pretende fazer a reprodução. A seguir, utiliza-se tinta para pintar a parte em relevo do desenho e, na fase inicial, é usada uma prensa para fazer pressão e revelar o desenho/imagem no papel.
Trabalhamos afincadamente, produzindo impressões que consideramos muito bonitas, como podem constatar nas fotos que vos enviamos. Foi um dia em cheio, carregado de muito trabalho, mas o espaço circundante é de tal forma inspirador, que quase não demos pelo tempo!"
Comments