Ensuring a Safe Operations Your children are safe in our program. Learn More
Acerca do projeto
A EQUIPA:
Coordenação:
Professora Cândida Neves Couto
​
Gestão de mobilidades:
Professor Rogério Ramos
​
O Projeto
O Agrupamento de Escolas de Argoncilhe desenvolverá, no biénio 2020/2022, o Projeto A 21st Century school: now! Ao abrigo do programa Erasmus KA101, Ensino Escolar. Para tal, realizar-se-ão 26 mobilidades de professores e funcionários, para frequência de Cursos Estruturados, Atividades de Job Shadowing e Eventos de Formação, em diversos países da Europa.
A escola deverá ter um papel fundamental na preparação de cidadãos do século XXI e este projeto deverá concorrer para dotar os docentes e não docentes de visões alargadas, europeístas, inteiramente renovadas pela prática e experiência de uma Europa multicultural e em constante evolução.
No sentido de operacionalizar tal desiderato, participarão 21 docentes e 5 não docentes. As pessoas envolvidas neste projeto deverão ser divididas em três grupos:
- Membros da equipa diretiva, que deverão participar nas atividades de Job Shadowing, especialmente focadas na organização da escola;
- Professores e estruturas intermédias (Coordenadores de Departamento / Serviço de Psicologia e Orientação) para participar em Atividades de Job Shadowing, Cursos Estruturados e Eventos de Formação, especialmente focadas em pedagogias/organização escolar do século XXI e inclusão;
- Pessoal administrativo e Auxiliares de Ação Educativa, para participar em Atividades de Job Shadowingfocadas na organização das escolas - escolas do século XXI e inclusão.
As pessoas envolvidas deverão ocupar cargos de coordenação ou gestão da escola ou estar particularmente interessadas no autodesenvolvimento e na construção de uma escola aberta à mudança e a novas abordagens. Deverão, ainda, estabelecer como prioritário o desenvolvimento de cidadãos tolerantes e bem formados, que se sentem felizes num ambiente escolar confortável e amigável.
Critérios de seleção
A seleção dos participantes atenderá aos seguintes critérios:
​
1. Motivação em participar num projeto de mobilidade ao estrangeiro, tendo como grande objetivo um projeto de mudança de paradigma educacional no Agrupamento;
​
2. Ter abertura para abordagens educativas inovadoras, colaborando ativamente com os seus pares;
​
3. Demonstrar interesse em aprender o funcionamento de sistemas educativos em realidades culturais diferentes;
​
4. Manifestar interesse em aplicar as aprendizagens / experiências na sala de aula/posto de trabalho;
​
5. Disponibilizar-se em disseminar as aprendizagens / experiências junto dos pares e através de comunicações exteriores, tais como palestras ou encontros;
​
6. Proficiência comunicativa em língua inglesa;
​
7. Disponibilidade em realizar atividades de intercâmbio cultural antes, durante e após a mobilidade;
​
8. Entrega de uma carta de motivação.
​
Como critério de desempate será considerada a carta de motivação entregue pelo participante.
A manifestação de interesse em participar nas mobilidades decorrerá durante um prazo estipulado para cada projeto, através do preenchimento de um formulário eletrónico.
​
Entre o(a) participante selecionado e a Coordenação do Projeto Erasmus KA1 será assinado um contrato, especificando os direitos e as obrigações do mesmo. Cada participante só pode beneficiar de uma mobilidade ao estrangeiro. Contudo, podem candidatar-se a várias mobilidades.