top of page
Foto do escritorerasmus64

Terça-feira, 21 de maio, dia 2

Atualizado: 18 de dez. de 2019

Este foi um dia em cheio e bem medieval!

Às 09h: 30m já as comitivas estavam na escola para os Workshops dinamizados pela Prof.ª Alice Amaro, The Power of Reborn Poetry, e pela pintora Nazaré Álvares, The Power of The Art of Painting.

Os nossos convidados puderam apreciar a nossa poesia, declamada em tom de entrevista, pelos nossos alunos, disfarçados, a rigor, de Florbela Espanca, Camões e Fernando Pessoa. Conjugação perfeita entre animação e cultura.

Ao mesmo tempo, outro grupo aprendia várias técnicas de pintura e experimentou-as em tela, resultando em trabalhos de extrema qualidade.

Entre os Workshops ainda tiveram tempo para o habitual saboroso Coffee-break, gentilmente, feito pelo formador Luís Brito e os seus formandos.


A professora Alice Amaro e o grupo muito atento


A Professora Alice Amaro a desvendar a genialidade dos nossos poetas


Os alunos envolvidos nas técnicas de pintura


A pintora convidada Nazaré Alvares a ensinar técnicas de pintura

Pelas 12h:30m rumámos a Santa Maria da Feira e almoçámos no restaurante Os Vinte. O almoço estava verdadeiramente delicioso e os nossos convidados adoraram o espaço.


Pelas 14h:30m já estávamos no Museu dos Lóios para ouvir a nossa Vice-Presidente da Câmara da Feira, a Drª Cristina Tenreiro, que deu as boas vindas aos nossos convidados e alunos. A Drª Cristina é uma excelente anfitriã, e presenteou-nos com um momento muito agradável e divertido. Todos receberam lembranças da Câmara Municipal e despedimos-nos, agradecendo tamanha amabilidade.


De seguida, nada melhor do que umas atividades desportivas no Castelo de Santa Maria da Feira. Local de beleza indescritível, de tradição e carisma, foi palco, literal, de representações e jogos tradicionais medievais, que entusiasmaram todos e constituíram um momento inolvidável.


Aqui o aluno André Pinto e o aluno italiano Max a participar numa representação

Acabadas as atividades físicas, os participantes dirigiram-se ao Guarda-Roupa Medieval e puderam escolher uma indumentária medieval do seu agrado. As nossas professoras convidadas ficaram verdadeiramente extasiadas quando se viram ao espelho, vestidas de damas medievais.


Mas a fome começava a apertar e dirigimo-nos, com alguma pressa, diga-se, para o Museu Vivo da Fogaça. Aí, os alunos ouviram uma explicação acerca da história da Fogaça, gentilmente, fornecida pela Confrade da Fogaça Isabel Sousa e . De seguida, aprenderam a fazer uma fogaça, num Workshop dinamizado pelo Museu. Nada melhor do que terminar em beleza, recebendo uma fogaça, que os alunos degustaram vorazmente.



Aqui a Confrade da Fogaça, Professora Isabel Sousa, e o Chef Pasteleiro do Museu Vivo da Fogaça a ensinar a fazer fogaças


Um dos grupos, após o Workshop, visivelmente satisfeitos e cheios de fome

Aqui o grupo de participantes adultos com os Confrades da Fogaça

A surpresa estava para vir: às 18h:30m, demos entrada no Hostel da Praça, em Santa Maria da Feira, onde iriamos jantar. O pátio estava enfeitado a preceito, as mesas e cadeiras, os pratos e os copos, tudo a remeter para uma noite medieval. E que noite! Logo à entrada um grupo de danças medievais deu-nos as boas-vindas, motivando os participantes a dançarem também.



Após esse momento, os convivas sentaram-se e iniciaram o jantar, que consistiu numa Sopa Camponesa, Carnes grelhadas na brasa e sobremesas medievais.

Durante o jantar, os convivas puderam ouvir a fabulosa fadista Liliana Ramos, interpretando Fado, de forma majestosa. Os nossos convidados estrangeiros ficaram verdadeiramente sensibilizados.


Após o momento de Fado, os convivas tiveram um momento de animação, com fogo, danças medievais e acrobacias. Todos os alunos estavam extasiados com o espectáculo. Um momento único, sem dúvida, que ficará, para sempre na memória de todos!




Enfim, os nossos participantes ficaram sem palavras!


Mas a semana é longa, e pelas 22:30 todos se prepararam para ir descansar.

É impossível, contudo, não dar aqui uma palavra de agradecimento a todos os aqueles que estiveram envolvidos mas cuja visibilidade e importância pode correr o risco de ser menosprezada:

- Os pais da turma envolvida, 8º A, que diligentemente encontraram soluções para todos os entraves e foram verdadeiramente inexcedíveis: arranjaram transporte para ir buscar mesas e cadeiras, ajudaram a decorar o recinto do Hostel, arrumaram o mesmo após a festa, sempre com um grande sorriso e grande disponibilidade;

- A Junta de Freguesia de Argoncilhe, que gentilmente cedeu profissionais, que concretizaram as necessidades e lacunas, tais como transportes de mesasa e cadeiras;

- A cantora e fadista Liliana Ramos que abrilhantou a festa com a sua única e poderosa voz;

- O técnico de som que instalou o som e possibilitou a majestosa performance da fadista Liliana Ramos e demais intervenientes;

- A direção Escola Básica de Argoncilhe, por todo o apoio, visão de futuro e abertura.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page