A nossa semana começou na nossa escola, a Escola Básica de Argoncilhe.
Quando as comitivas estrangeiras chegaram à nossa escola, em transporte gentilmente oferecido pela tão presente e amiga Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, já a equipa do The Power of Art estava à espera. Foram conduzidos à nossa biblioteca e lá receberam uma mochila com o Guia que a equipa preparou para eles.
De seguida, a delegação portuguesa apresentou um filme, no qual apresentava o seu país, membros da turma e equipa portuguesas, e a forma como encaram a arte nas suas vida, ie, O Poder da Arte nas suas vidas.
De seguida, e porque a fome já apertava um bocadinho, fizemos um pequeno coffee-break, com uma surpresa à mistura.
O coffee-break contou com a ajuda diligente das nossas assistentes operacionais na apresentação e do nosso formador de pastelaria, Formador Luís Brito, na preparação!
Aqui, podem ver os nossos parceiros, animados e deliciados com os bolinhos do Formador Brito!
De seguida, a nossa turma, o 8º A, tinha uma surpresa preparada: as comitivas dirigiram-se a uma sala, na qual estava toda a turma, com os seus instrumentos musicais, e presentearam os nossos parceiros com a nossa primeira música, composta pelo professor Rogério Ramos, para o nosso musical / performance.
Os trabalhos, contudo, já estavam à espera e professores e alunos estrangeiros foram ver como eram as aulas portuguesas: assistiram à aula da professora Judite Silva, Educação Visual, e à aula da professora Ana Paula Almeida, Matemática
Depois, fomos ouvir as outras apresentações: da Hungria (foi o aluno Brúnó Kovács quem fez a apresentação), da Estónia (o grupo de alunos), Itália e Grécia.
Após as apresentações, os nossos alunos dividiram-se em quatro grupos e levaram cada delegação num tour pela escola. Os nossos alunos tiveram oportunidade de explicar aos nossos convidados o funcionamento da nossa escola e de cada um dos seus espaços.
A fome começou a apertar e os alunos dirigiram-se à cantina, com os seus recém amigos, e os professores ao nosso CREPPE, onde puderam deliciar-se com uma saborosíssima refeição, confecionada pela nossa formadora de Restauração Sílvia Faz-Tudo e pelo nosso formador de pastelaria Luís Brito!
Parabéns pelos excelentes pratos que confecionaram: um aperitivo de tostas de atum com abacate, uma entrada de Creme de ervilhas com presunto crocante, um prato principal de Bacalhau confitado com legumes e puré de batata e para sobremesa umas deliciosas Natinhas e Fruta laminada!
Delicioso!
Aqui, os nossos Chefs com o grupo de convivas:
Os trabalhos, contudo, já estavam à espera e professores e alunos estrangeiros foram ver como eram as aulas portuguesas: assistiram à aula da professora Judite Silva, Educação Visual, e à aula da professora Ana Paula Almeida, Matemática.
Os alunos estavam a gostar tanto da atividade que nos "vimos gregos" para finalizar a aula!
Claro, novo coffee-break estava à nossa espera! O Chef Brito e as caríssimas assistentes operacionais prepararam um delicioso e vistoso conjunto de bolachinhas, biscoitos, sumos e afins.
De novo aos trabalhos, os professores estrangeiros foram para um Workshop de Pintura de Azulejos, no qual foi dada uma informação da história da pintura do azulejo em Portugal e técnicas. O referido workshop foi orientado pelas professoras Ana Pinto e Eduarda Santana. De seguida, puseram mãos à obra e pintaram azulejos.
Os alunos, concomitantemente, encontravam-se com o professor Rogério Ramos num Workshop de música, com jam sessions, numa alegria contagiante. O poder da música a atuar!
Depois, os alunos foram eles aprender a pintar azulejos e os professores encontraram-se para uma reunião de coordenação.
Acabados os trabalhos, os nossos alunos regressaram a casa e os nossos parceiros ao hotel, onde descansaram até ao jantar. Ao jantar, foram ao Restaurante Casa Américo, provar o peixe fresco da costa de Espinho e outras iguarias.
E a cama ansiava pelos nossos convidados, pois mais um dia de intenso trabalho e diversão esperava por todos eles!
Comments