A professora Alice Amaro fez-nos o seu relato deste segundo dia, 3 de dezembro:
"Dois autocarros chegaram ao hotel, por volta das 10:30: professores e alunos envolvidos no projeto foram conduzidos à DES Primary School. Quando chegamos à escola, instalaram-nos numa sala ampla, cujos lugares estavam devidamente marcados. Entretanto, o headmaster (Diretor), Theodore, saudou os presentes.
Após as boas-vindas, alguns alunos cantaram e tocaram diversas músicas, em diferentes línguas: um coro de crianças da escola residente cantou um tema grego e outro em inglês; depois, duas crianças gregas tocaram piano; e, por fim, uma criança húngara cantou e tocou (piano) um tema inédito, da sua autoria.
Seguiram-se as apresentações dos vários países, com vídeos e/ou PowerPoint a mostrar os aspetos considerados mais relevantes em cada um deles e da respetiva(s) escola(s). Posteriormente, houve uma pequena excursão pela DES Primary School, da responsabilidade dos alunos gregos. Os participantes de cada país foram organizados em grupos individuais, que foram conduzidos pelas instalações da escola por três crianças responsáveis por mostrar as instalações. De seguida, fomos conduzidos para um anfiteatro, onde o coro de alunos da escola cantou uma música grega tradicional e o Hino da Alegria.
Breve interrupção dos trabalhos para uma pausa com um pequeno “lanche”. Após o coffee break, os docentes participaram num seminário intitulado Best Practices in the Arts, com uma breve apresentação teórica, seguido de um workshop, no qual participaram apenas docentes: estes foram agrupados dois a dois, tendo de desenhar fazer o retrato do par correspondente. Um dos docentes estava vendado e tinha de desenhar o rosto do colega apenas pelo toque do rosto. Para o efeito, havia diversos materiais disponíveis (lápis de cor, pastel, aguarelas). O objetivo desta atividade foi salientar a importância de “desenhar com os sentidos”. Enquanto os professores participaram nesta atividade, os alunos foram encaminhados para diversas salas.
Os alunos portugueses assistiram a duas aulas: uma de Música e outra de Artes. Na primeira, tocaram xilofone com a turma; e, na segunda, fizeram decorações de Natal em cartolina de várias cores (estrelas, uma árvore de Natal, o Pai Natal, uma rena...).
Pausa para almoço leve (com folhados típicos, piza, lasanha, salada, tostas com queijo feta e tomate...).
Finalmente, os grupos de docentes reuniram com o objetivo de planear as datas das outras mobilidades e definir as tarefas da responsabilidade de cada país. Por sua vez, os alunos puderam dar largas à imaginação/energia e conviver uns com os outros nos espaços de lazer da escola.
Acabados os trabalhos, fomos conduzidos para o hotel e, às 20:00, para um restaurante à beira-mar, onde jantámos comida grega tradicional."
Comments