Acabou a nossa mobilidade virtual a Roma!
O nosso dia começou com a nossa anfitriã Marta Borrelli a explicar-nos que iríamos participar numa aula de matemática, segundo o método Montessori, com a professora Elga Ferrara. A professora Elga fez adições, subtrações e multiplicações usando um quadro com um sistema de cores e "pérolas". Muito interessante!
Aqui, numa outra perspetiva, tirada pela nossa parceira e amiga húngara, Agnés, com os alunos húngaros igualmente atentos.
De seguida, os países parceiros apresentaram a sua versão da música tradicional italiana Volare de Domenico Modugno. Uns optaram por cantar ao vivo, outros com gravação, como foi o caso dos portugueses. Ora aqui vejam as nossas cantoras...
É claro que a fome apertava e enquanto ouviam as canções aproveitaram para comer uma deliciosa Lasanha.
Depois, nada melhor do que fechar o almoço com um saboroso Tiramisú.
Acabado o repasto, continuamos os trabalhos.
Estava programado que fizéssemos uma leitura dramatizada da nossa Travelling Story. Contudo, foi extremamente difícil concretizar a atividade: as más condições de som e as dificuldades técnicas inviabilizaram uma leitura expressiva e interessante. Foi uma pena. Já só pensávamos que bom seria fazermos a atividade ao vivo, em Itália.
Aqui, as nossas alunas, aplicadíssimas, a dar o seu melhor, em condições difíceis.
Para finalizar o dia, a professora de drama, Elizabeta Vincenzo, apresentou uma sessão improvisada de Drama . Antecipadamente, a Marta Borrelli tínhs solicitado a todos os participantes/parceiros que trouxessem uma luva de cozinha para a sessão. Bem, já estão a imaginar: foi o melhor momento do dia. As luvas serviam para imaginar uma personagem e com ela expressar emoções. Foi muito divertido. A equipa portuguesa decidiu escolher a emoção "Zangado" e fomos tão convincentes com as nossas luvas que depressa adivinharam a nossa emoção!
Aqui a professora Paula resolveu improvisar também e não quis usar a luva:
Um momento de boa disposição, sem dúvida!
E, pronto, dissemos adeus uns aos outros. Acabou...
Agora é até junho, na Hungria!
Daremos mais notícias, claro.
Mas antes de nos despedirmos aqui, não podemos deixar de agradecer a todos os que estiveram envolvidos e tornaram possível estes momentos inolvidáveis:
- à direção, por possibilitar e facilitar estes momentos;
- à D. Silvana Freitas, por nos resolver todos os imprevistos e mais alguns, bem como a D. Fernanda Castro e todos os membros do staff que foram disponíveis e prestáveis;
- o restaurante Os Vinte, do Hoste&Suites Feira, de Santa Maria da Feira, a simpatia e profissionalismo e, claro, a qualidade das refeições;
- aos encarregados de educação das nossa alunas, pela compreensão e disponibilidade;
- às nossas alunas, incansáveis, prestáveis, disponíveis, sempre com um sorriso e boa disposição! Parabéns às seis!
Se nos esquecemos de agradecer a alguém, desculpem-nos!
Até breve, ou arrivederci!
Comments