top of page
christian-lue-7dEyTJ7-8os-unsplash.jpg

Projetos Erasmus+
2020-2023

DO-RE-MI

Este projeto é o resultado da parceria de um projeto Erasmus +. Com ele, queremos envolver o maior número possível de pessoas para compartilhar e disseminar os resultados do projeto. 

 

O nosso projeto chama-se DO-RE-MI porque pretendemos utilizar a expressão corporal e a música como ferramentas de inclusão e desenvolvimento pessoal e social dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Acreditamos que a prática da música, nomeadamente, representa uma verdadeira estratégia de aprendizagem integral, na qual a esfera emocional, expressiva, comunicativa e social de cada indivíduo é colocada em linha de conta.

As atividades de 'fazer música' em grupo e de cantar num coro, por exemplo, podem ajudar concretamente a superar dificuldades ao nível da linguagem, de compreensão, ou mesmo de integração social. A partilha de conhecimentos e boas práticas irá promover uma gama de capacidades sociais e de bem-estar dos alunos com NEE, como habilidades de movimento, comunicação e linguagem. Para além disso, a comunidade educativa conhecerá novas formas de promover a inclusão social e a integração dos alunos com NEE, através de momentos de partilha dos resultados alcançados.

Doremi.png

Folktales, Legends & Myths

Os participantes neste projeto acreditam que que os contos populares podem ser uma forma de incrementar a consciência sociocultural dos alunos e, dessa forma, moldar o nosso futuro comum europeu.

Os contos populares, mitos e lendas fazem parte do património cultural de cada nação, promovendo a interculturalidade e a ética de valores como exemplos a seguir. Eles não apenas cativam a imaginação dos alunos, como também promovem a criatividade e raciocínio. Ao trabalhar os contos, os alunos não só estarão mais cientes da riqueza das suas culturas locais, como também os sensibilizarão para a aprendizagem das culturas dos diferentes países envolvidos no projeto.

 

Ao compilar histórias de várias geografias, pretende-se criar uma consciência multicultural e intercultural, para atender à diversidade cultural dentro da União Europeia, como forma de interligar as lacunas existentes entre diferentes culturas, superando, assim, preconceitos, a estranheza perante o “Outro”, a intolerância e a falta de comunicação, que resultam, muitas vezes, em situações de conflito, violência e desentendimentos entre os povos. Pretende-se, sobretudo, o desenvolvimento de laços entre uma Europa diversa, mas unida, diferente, mas complacente com essa diferença. Enfim, a criação de uma Europa de paz e de aceitação.

Folktales_Logo_edited.jpg
bottom of page