top of page

Uma semana em Terras de Santa Maria da Feira, cidade da Portugalidade…!!!



Alunos e professores de cinco países europeus, Alemanha, Itália, Polónia, Turquia e Suécia, no âmbito do Programa Erasmus +, integrado no projeto TOOlerance – Lets´s use a digital tools to talk about tolerance, rumaram a Portugal, na semana de 25 a 29 de março de 2019, para aí conhecerem a cultura, a história, a geografia, as tradições, os costumes, os saberes e sabores da região onde se insere o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, escola parceira e promotora da segunda mobilidade.


Neste intercâmbio foi também dado a conhecer o sistema educativo português e as práticas pedagógicas e didáticas implementadas.


A representação estrangeira foi composta por 26 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos de idade e ainda, 14 professores acompanhantes.



A delegação portuguesa foi composta por três turmas, sendo uma da educação pré-escolar (Jardim de Infância de Igreja – Sanguedo), outra do primeiro ciclo do ensino básico (Escola Básica de Carvalhal – 4.ºano) e outra do segundo ciclo do ensino básico (Escola Básica 2/3 de Argoncilhe – 5.ºB) num total de 100 alunos e professores.

Para esta semana foi desenhado um programa, composto por um conjunto de atividades, palestras, workshops, jogos e visitas ao património local e regional (Museu dos Lóios, Museu do Papel, Caves do Vinho do Porto, viagem de barco Rabelo no rio Douro, confeção e degustação da Fogaça, jogos medievais no castelo, entre outros…..), possibilitando vivências seculares, históricas e contemporâneas, contextualizadas na temática central do 2rojeto – Tolerância e a utilização das Novas Tecnologias.

Deste programa realçam-se os jantares culturais em que a gastronomia e a música tradicional portuguesa foram as rainhas, como o Fado e o Folclore.


O dia 28 de março foi o culminar de todo o trabalho pedagógico desenvolvido, antes e durante a mobilidade, destacando-se os testemunhos de um missionário e de uma jovem que vivem no Centro Maranatha (Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens em risco).


De seguida, foram ainda apresentados, pelas seis delegações envolvidas no Projeto, sketchs, cartazes com recursos a diversas ferramentas digitais, entrevistas realizadas à comunidade educativa, filmes e vídeos.

Por último e, usando a dinâmica de grupos com os elementos dos diferentes países – grupos multiculturais, realizou-se um jogo de exploração, promovido pela equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe.

É de referir que antecipadamente todas as delegações, nas suas escolas/turmas/grupos desenvolveram: i) ações de sensibilização e de reflexão sobre O que é Tolerância para nós; ii) entrevistas à comunidade educativa sobre Tolerância; iii) pesquisas sobre personalidades, que pela sua obra, se tornaram importantes e famosas na área da Tolerância.

Todo este trabalho foi concertado transdisciplinarmente e em articulação com todos os professores das turmas envolvidas no projeto.


Foi uma semana rica e recheada de vivências e partilhas impares, a recordar para sempre…!!!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page